Corpo Docente

AMANDA LONDERO DOS SANTOS

LINHA DE PESQUISA: COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/0308035950771570

e-mail: amandalondero@me.com

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PSICOMETRIA NO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), ATUANDO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PPGP, UFRJ). DOUTORA EM PSICOLOGIA PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO). PÓS-DOUTORADO EM PSICOLOGIA NA PUC-RIO. POSSUI MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIALE, DEL LAVORO E DELLA COMUNICAZIONE PELA UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PADOVA (ITÁLIA), GRADUAÇÃO EM SCIENZE PSICOLOGICHE SOCIALI E DEL LAVORO PELA UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI PADOVA (ITÁLIA). ATUOU COMO PROFESSORA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA PUC-RIO. SEUS INTERESSES DE PESQUISA SÃO: RELACIONAMENTOS AMOROSOS – CASAL E FAMÍLIA, GRUPOS SOCIAIS, COGNIÇÃO SOCIAL, BEM-ESTAR, AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, PSICOMETRIA, CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE INSTRUMENTOS PSICOLÓGICOS, PESQUISAS COM USO DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, MODELAGEM POR EQUAÇÕES ESTRUTURAIS.

ANA CRISTINA BARROS DA CUNHA

LINHA DE PESQUISA: COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/9017520746153592

e-mail: acbcunha@yahoo.com.br

PSICÓLOGA (IP/UFRJ, 1993), MESTRE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (UERJ, 1996), DOUTORA EM PSICOLOGIA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO (UFES, 2004), PHD PELA UNIVERSITY OF MIAMI, USA. PROF TITULAR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PELO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CLINICA, ONDE É DOCENTE DESDE 1997 RESPONSÁVEL PELAS DISCIPLINAS INFÂNCIA; SAÚDE, PARENTALIDADE E INTERAÇÕES PRECOCES (TEMAS EM PSICOLOGIA PEDIÁTRICA E PERINATAL). DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS -GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PPGP-IP-UFRJ, 2019) E DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UFRJ (2016). FOI DOCENTE COLABORADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO (PPGP/UFES, 2011-2021). COORDENADORA ACADÊMICA DA ÁREA DE PSICOLOGIA DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ, ONDE TAMBÉM É PESQUISADORA E FOI MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (2013-2019). DESDE A GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, REALIZA TRABALHOS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO JUNTO A POPULAÇÕES EM VULNERABILIDADE BIOLÓGICA E PSICOSSOCIAL. NOS ÚLTIMOS ANOS, VEM PARTICIPANDO REGULARMENTE DE IMPORTANTES CONGRESSOS NACIONAIS (ANPEPP, REUNIÃO ANUAL DA SBP, SBPH) E INTERNACIONAIS (INTERNATIONAL CONGRESS OF POSITIVE PSYCHOLOGY, CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA, ETC.). REALIZOU DOUTORADO-SANDWICH PELO PROGRAMA DE DOUTORADO COM ESTÁGIO NO EXTERIOR-PDEE DA CAPES, JUNTO AO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO DA FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA (FMH), NA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, PORTUGAL, ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COGNITIVA. NESTA E EM OUTRAS OCASIÕES, TEVE OPORTUNIDADE DE PUBLICAR TRABALHOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA, ALÉM DE CAPÍTULOS DE LIVROS E PUBLICAÇÃO DE LIVROS NA ÁREA. TAIS TRABALHOS TÊM COMO TEMÁTICA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A SAÚDE EM SUA RELAÇÃO COM FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO AO DESENVOLVIMENTO, COM BASE NOS PRINCÍPIOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA DE R. FEUERSTEIN,DA TEORIA COGINITIVA DISPOSICIONAL DO COPING DE C. S CARVER E MAIS RECENTEMENTE A TEORIA UNIFICADA DO DESENVOLVIMENTO DE A. SAMEROFF. NO ANO DE 2015 FOI BOLSISTA DE ESTÁGIO SÊNIOR PELA CAPES NA UNIVERSITY OF MIAMI (UMIAMI), FLORIDA, USA, COM PARTICIPAÇÃO COMO VISITNG SCHOLAR NA DIVISION OF PEDIATRIC PSYCHOLOGY, NO MAILMAN CHILD DEVELOPMENT CENTER, DEPARTMENT OF PEDIATRICS DO JACKSON HOSPITA\UMIAMI SOB ORIENTAÇÃO DOS PROF DR ALAN DELAMATER E PROFA DRA MICHELLE D. BERKOVITS; ALÉM DE ORIENTAÇÃO DIRETA DO PROF DR C. S. CARVER NO DEPARTMENT OF PSYCHOLOGY DA UMIAMI, COM QUEM MANTEVE INTERCÂMBIO ACADÊMICO. DESDE 2011 COORDENA O LEPIDS, LABORATÓRIO DE ESTUDO, PESQUISA E INTERVENÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E SAÚDE, DA DIVISÃO DE ENSINO DA MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ, ONDE DESENVOLVE TRABALHOS DE ENSINO, PESQUISA E INTERVENÇÃO COM ENFOQUE NA SAÚDE DA MULHER E MATERNO-INFANTIL PARA PREVENÇÃO DE DESFECHOS PARA O DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA. ESTES TRABALHOS SUSTENTAM SUA LINHA DE PESQUISA SOBRE VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEGUIMENTO DA SAÚDE MENTAL MATERNA/PATERNA E PARENTALIDADE PARA PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS CLINICAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO APLICÁVEIS AOS CAMPOS DA PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E SAÚDE. BOLSISTA DE PRODUTIVIDADE DO CNPQ (2022) E INTEGRANTE DE DIRETÓRIOS DE GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ (SAÚDE E DESENVOLVIMENTO; ATENÇÃO INTEGRAL PERINATAL) E DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES E PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTES).

ARTHUR ARRUDA LEAL FERREIRA

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/3017047566344316

e-mail: arleal1965@gmail.com

POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1988), MESTRADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1992) E DOUTORADO EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (1999). REALIZOU PÓS-DOUTORADO NA UNED (MADRID) EM 2010 SOBRE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA E NA UNIVERSIDAD JAVERIANA (BOGOTÁ) EM 2014 SOBRE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE, SENDO APOIADO PELA CAPES NOS DOIS PÓS-DOUTORADOS. É PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, PARTICIPANDO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (UFRJ), PSICOLOGIA (UFF) E EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA (HCTE/UFRJ). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PSICOLOGIA, COM ÊNFASE EM HISTÓRIA, ESTUDOS CTS, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA, PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE, FILOSOFIA DA PSICOLOGIA E PRAGMATISMO. DESDE 2009 POSSUI BOLSA DE PRODUTIVIDADE JUNTO AO CNPQ E A PARTIR DE 2015 É CIENTISTA DO NOSSO ESTADO. ATUALMENTE COMPÕE AS DIRETORIAS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA E DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.

BEATRIZ SANCOVSCHI

LINHA DE PESQUISA: COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/5180467522753577

e-mail: beatrizsancovschi@gmail.com

PROFESSORA ASSOCIADA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E EXPERIMENTAL DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ. PSICÓLOGA FORMADA PELA UFRJ (2003) COM MESTRADO (2005) E DOUTORADO (2010) EM PSICOLOGIA PELA PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ. DESENVOLVE PESQUISAS NAS ÁREAS DE COGNIÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE, COM INTERESSE PELA INTERFACE ENTRE A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA E A CLÍNICA. TEM TRABALHADO NO DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE COGNIÇÃO CONTEMPORÂNEA E DE COGNIÇÃO ENGAJADA NO MUNDO. PRINCIPAIS TEMAS: COGNIÇÃO ENATIVA, ESTENDIDA E HISTÓRICO-CULTURAL; COGNIÇÃO E TECNOLOGIA; PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE; APRENDIZAGEM; ATENÇÃO; INTERSUBJETIVIDADE; COGNIÇÃO INFANTIL. INTEGRANTE DO NÚCLEO DE PESQUISA COGNIÇÃO E COLETIVOS (NUCC) E EDITORA A PARTIR DE 2022 DA REVISTA DE PSICOLOGIA AYVU.

CLAUDIA HENSCHEL DE LIMA

LINHA DE PESQUISA SUBJETIVIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CLÍNICAS

http://lattes.cnpq.br/3127001494331912

e-mail: claudiahlima@yahoo.com.br

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. ATUALMENTE: 1. PROFESSORA ASSOCIADA II DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- CAMPUS DE VOLTA REDONDA (ÁREA DE PSICANÁLISE). 2. MEMBRO DA DIRETORIA E PESQUISADORA DA ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PESQUISA EM PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL (AUPPF). 3. DOCENTE PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP), ONDE ORIENTA DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORADO. TRÊS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E DOUTORADO POSSUEM BOLSA FAPERJ NOTA 10 E CAPES. 4. DOCENTE PERMANENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PROFIAP.UFF, ONDE ORIENTA DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. 5. MEMBRO DO GT /ANPEPP “PSICOPATOLOGIA E PSICANÁLISE”. 6. REVIEW EDITOR IN FRONTIERS IN PSYCHOLOGY – PSYCHOLOGY FOR CLINICAL SETTINGS (GESTÃO A PARTIR DE 2022). 7.EDITORA-ASSOCIADA DO PERIÓDICO ARQUIVO BRASILEIROS DE PSICOLOGIA, JUNTO AO PPGP/UFRJ (GESTÃO: 2016 A 2018). 8.EDITORA-CHEFE DO PERIÓDICO ARQUIVO BRASILEIROS DE PSICOLOGIA, JUNTO AO PPGP/UFRJ (GESTÃO: 2019 A 2022). 9. MEMBRO DO CORPO EDITORIAL DA REVISTA LATNOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL. EMBRO DO CORPO EDITORIAL 10.COORDENAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E ESTUDOS SOBRE A SUBJETIVIDADE EM EMERGÊNCIAS HUMANITÁRIAS NA UFRJ. 11. COORDENAÇÃO DO LAPSICON (LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DAS PSICOPATOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS), COM SEDE NA UFF-VOLTA REDONDA. ATIVIDADE DE PESQUISA FINANCIADA COM AUXILIO APQ1 PELA FAPERJ NA ÁREA DE DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL E DIREÇÃO DE TRATAMENTO DO CONSUMO ABUSIVO DE SUBSTÂNCIAS, E BOLSAS DO PROGRAMA PIBIC DA FAPERJ E CNPQ/UFF.

CRISTIANA CARNEIRO

LINHA DE PESQUISA: SUBJETIVIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CLÍNICAS

http://lattes.cnpq.br/3154929961370636

e-mail: cristianacarneiro13@gmail.com

PSICANALISTA E PROFESSORA ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. PÓS-DOUTORA SORBONNE – PARIS DIDEROT (2018). POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1992), ESPECIALIZAÇÃO EM PSICANÁLISE PELA UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA (1997) MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (1997) DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (2002). FOI PROFESSORA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA SANTA ÚRSULA E DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO ATÉ 2009. DESDE ENTÃO É PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO SENDO TAMBÉM, A PARTIR DE 2016, PROFESSORA PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ, NA LINHA SUBJETIVIDADE, CULTURA E CLÍNICA. COORDENA O NIPIAC (NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E INTERCÂMBIO PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEAS) E FAZ PARTE DO CONSELHO CIENTÍFICO DA REVISTA DESIDADES, CRIADA PELO NIPIAC EM 2014. TAMBÉM PARTICIPA DA COMISSÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL REDE DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS DA JUVENTUDE BRASILEIRA ? REDEJUBRA FOI EDITORA ASSOCIADA DA REVISTA ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA. COORDENA O GT PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO DA ANPEPP (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA). PARTICIPA DO GRUPO PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E LAÇO SOCIAL (LAPSE), DO CLINP (CLÍNICA PSICANALÍTICA), RED INFEIES (RED INTERUNIVERSITÁRIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES PSICANALÍTICAS E INTERDISCIPLINARES EM INFÂNCIA E INSTITUIÇÕES) E DA RUEPSY (REDE UNIVERSITÁRIA INTERNACIONAL DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS NA EDUCAÇÃO). PESQUISA A CLÍNICA E A EDUCAÇÃO, TENDO COMO EIXOS A INFÂNCIA E A ADOLESCÊNCIA.

FERNANDO JOSÉ GASTAL DE CASTRO

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/9580453990111289

e-mail: fernandogastal@gmail.com

PROFESSOR ASSOCIADO III DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ, DOUTOR EM PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (UFSC- PARIS 7), MESTRE EM PSICOLOGIA PELA UFSC E MESTRE EM SOCIOLOGIA PELA UNIVERSITÉ PARIS 7. ESPECIALISTA EM FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO E PSICÓLOGO GRADUADO PELA UFSC. ATUALMENTE DESENVOLVE PESQUISAS SOBRE OS TEMAS DO SOFRIMENTO PSIQUICO NO TRABALHO E PSICANÁLISE EXSITENCIAL , COORDENA DOIS PROJETOS DE EXTENSÃO, UM DELES EM CLINICA EXISTENCIALISTA JUNTO AO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA APLICADA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA (UFRJ) E OUTRO EM CLINICA DO TRABLALHO EM PARCERIA COM O CESTH-FIOCRUZ. É PROFESSOR PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, NA LINHA PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ.

FRANCISCO TEIXEIRA PORTUGAL

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/9157234781847664

e-mail: fportugal@ufrj.br

POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1992), GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (1989), MESTRADO EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (1995) E DOUTORADO EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (2002). ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO 4 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PSICOLOGIA, COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA SOCIAL, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA, HISTÓRIA DA PSICOLOGIA NO BRASIL, PSICOLOGIA SOCIAL, PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO.

JANE CORREA

LINHA DE PESQUISA: COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/6058595988399363

e-mail:jncrrea@gmail.com

PSICÓLOGA PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ), MESTRADO EM PSICOLOGIA COGNITIVA PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E DOUTORADO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO – UNIVERSITY OF OXFORD , COM ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE LONDRES. ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. ATUA PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E NEUROPSICOLOGIA, TENDO COMO PRINCIPAIS TEMAS DE INTERESSE O APRENDIZADO DA LEITURA, DA ESCRITA E DA MATEMÁTICA, BEM COMO OS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO.

JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA FERREIRA

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/2976374239020282

e-mail: ferreira.jb@gmail.com

Professor Associado e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em Filosofia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Doutorado e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo Trabalho e Clínica do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Coordenador do Núcleo Trabalho Vivo – Pesquisas e Intervenções em Arte, Trabalho, Ações Coletivas e Clínicas. Atuou como Coordenador de Integração Acadêmica do CFCH-UFRJ. Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa do CFCH-UFRJ. Integrante do Grupo de Trabalho Subjetividade Contemporânea da ANPEPP. Pesquisa as articulações entre arte, trabalho, ações coletivas, política e clínica. Autor dos livros: Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária; Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação; e A história secreta do silêncio. @bit.ly/jb-ufrj

LUCIA RABELLO DE CASTRO

LINHA DE PESQUISA: SUBJETIVIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CLÍNICAS

http://lattes.cnpq.br/1214581491021739

E-mail: lrcastro@infolink.com.br

POSSUI DOUTORADO (PH. D., 1988) E MESTRADO (M.SC., 1978) EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE LONDRES, GRÃ-BRETANHA, E TEM GRAU DE PSICÓLOGO E LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PELA PUC-RIO (1974). ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, E PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DESSE INSTITUTO. PESQUISADORA SENIOR DO CNPQ. DE OUTUBRO DE 2016 A NOVEMBRO DE 2017 FOI DIRETORA PROTEMPORE DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFRJ. MEMBRO FUNDADOR DO NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEAS – NIPIAC/UFRJ, COORDENADORA GERAL DESSE NÚCLEO (1995-2011), E ATUAL COORDENADORA CIENTÍFICA. CO-FUNDADORA E PRIMEIRA PRESIDENTE ELEITA DA RECÉM CRIADA ASSOCIAÇÃO NACIONAL REDE DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS DA JUVENTUDE – REDEJUBRA (2017-2020). É MEMBRO DE REDES NACIONAIS E INTERNACIONAIS NA ÁREA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. É MEMBRO DO COMITÊ EXECUTIVO DO COMITÊ DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA UNIÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS ETNOLÓGICAS E ANTROPOLÓGICAS (IUAES). PRESIDENTE ELEITA (2018 -2022) DO COMITÊ DE SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE SOCIOLOGIA, ISA, EDITORA ELEITA DA NEWSLETTER DESTE COMITÊ (2014-2018). MEMBRO DE CONSELHOS EDITORIAIS DE PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS NO CAMPO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, COMO CHILDHOOD, YOUNG E OUTRAS. EDITORA CHEFE DA REVISTA CIENTÍFICA DA INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE – DESIDADES LANÇADA EM 2013. JÁ ORIENTOU MAIS DE 70, ENTRE TESES E DISSERTAÇÕES, NA ÁREA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE, ALÉM DE TER PUBLICADO E ORGANIZADO VÁRIOS LIVROS E COLETÂNEAS NESSAS ÁREAS, EM PORTUGUÊS, ESPANHOL E INGLÊS. TEM SIDO ?CIENTISTAS DO NOSSO ESTADO? PELA FAPERJ (2002, 2004, 2006, 2008, 2011, 2015, 2018) COM PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NO CAMPO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE. FOI PROFESSORA VISITANTE NA UNIVERSIDADE DE ASSUNÇÃO, PARAGUAI, E NA UNIVERSIDADE DE SAMBALPUR, INDIA. EM 2011 REALIZOU ESTÁGIO SENIOR PELA CAPES COMO VISITING PROFESSOR, NO CENTRO DE ESTUDOS DE SOCIEDADES EM DESENVOLVIMENTO, DELHI (INDIA). REPRESENTANTE DOS PROFESSORES TITULARES DO CFCH NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UFRJ DE 2011-2014. SEUS INTERESSES NO CAMPO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE SE VOLTAM PARA OS SEGUINTES TEMAS: TEORIAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE; PARTICIPAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DE CRIANÇAS E JOVENS; TRANSFORMAÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE E CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE INFANTIL E JUVENIL; CULTURA, SUBJETIVIDADE E POLÍTICA; SUBJETIVIDADE, POLÍTICA E DIREITOS; DESCOLONIALIDADE E INFÂNCIA.

MARCOS AGUIAR DE SOUZA

LINHA DE PESQUISA: COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/8330562093476420

E-mail: maguiarsouza@uol.com.br

POSSUI GRADUAÇÃO (UGF – 1993), MESTRADO (UGF – 1995) E DOUTORADO EM PSICOLOGIA (UFRJ – 2003), E PÓS-DOUTORADO EM GESTÃO, COM ÊNFASE EM MÉTODOS QUANTITATIVOS, PELO ISCTE (INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA – LISBOA – 2013). É PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE PSICOMETRIA DA UFRJ. ATUA COMO PROFESSOR PERMANENTE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRRJ (UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO). PARTICIPA DO GT DA ANPEPP CULTURA E SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES. TEM INTERESSE EM TÉCNICAS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS, CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA E EM PSICOLOGIA POSITIVA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES, PARTICULARMENTE NO QUE SE REFERE A INVESTIGAÇÕES ENVOLVENDO PSICOLOGIA EM CONTEXTOS DE ATUAÇÃO MILITAR E DE SEGURANÇA PÚBLICA. É COORDENADOR, NA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – ANPEPP, DO GRUPO DE TRABALHO PSICOLOGIA E SEGURANÇA (CÓDIGO 6379281).BOLSITA DE PRODUTIVIDADE PQ2 DO CNPQ.

MÔNICA BOTELHO ALVIM

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/9864083719253243

e-mail: monica.alvim@ufrj.br

PROFESSORA ASSOCIADA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA E MEMBRO PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) , TEM GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (1990), MESTRADO EM PSICOLOGIA (2000) E DOUTORADO EM PSICOLOGIA (2007), TODOS PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB). PÓS DOUTORADO EM FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA NA UNIVERSIDADE PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE. É ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA E EM PSICOTERAPIA DE GRUPOS EM GESTALT-TERAPIA (1996). MEMBRO FUNDADOR DO INSTITUTO DE GESTALT TERAPIA DE BRASÍLIA E MEMBRO DO CORPO EDITORIAL DA REVISTA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA. ATUOU COMO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR DESDE 1999. PESQUISA AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA CLÍNICA DA GESTALT-TERAPIA EM CONTEXTOS PSICOTERÁPICO E COMUNITÁRIO A PARTIR DE UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR COM A FENOMENOLOGIA E A ARTE CONTEMPORÂNEA, TENDO MERLEAU-PONTY COMO AUTOR PRINCIPAL NO CAMPO DA FILOSOFIA. PESQUISADORA VINCULADA AO NEIFECS – NUCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM FENOMENOLOGIA E CLÍNICA DE SITUAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, ATUA NA PÓS GRADUAÇÃO NA LINHA DE PESQUISAS PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM JOVENS EM COMUNIDADES CARIOCAS, PESQUISANDO OS TEMAS DA JUVENTUDE E DA CLINICA NA COMUNIDADE.

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/7029366093643246

E-mail: ppbicalho@gmail.com

GRADUADO EM PSICOLOGIA (UFF), COM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA (UERJ), MESTRADO E DOUTORADO EM PSICOLOGIA (UFRJ). PROFESSOR TITULAR DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, VINCULADO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA E AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM DIREITOS HUMANOS. PROFESSOR VISITANTE DO DOUTORADO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE (MOÇAMBIQUE), DO MESTRADO EM CRIMINOLOGIA APLICADA DA UNIVERSIDADE SAN CARLOS (GUATEMALA) E DO MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE LA REPUBLICA (URUGUAI). PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA.

PEDRO PAULO PIRES DOS SANTOS

LINHA DE PESQUISA COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/4055072572287569

E-mail: ppires85@gmail.com

PEDRO PAULO PIRES É PSICÓLOGO (UFRJ, 2010), MESTRE (UFRJ, 2013) E DOUTOR EM PSICOLOGIA (UFRJ, 2015), COM PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PELA UNIVERSITY OF MARYLAND – SCHOOL OF PUBLIC HEALTH (2014). É PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE PSICOMETRIA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ. PESQUISA E ORIENTA MESTRADO E DOUTORADO EM TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE OCUPACIONAL, PERSONALIDADE SUPERCONTROLADA E SUICÍDIO. É CERTIFICADO EM TERAPIA COGNITIVA PROCESSUAL. ATUALMENTE É MEMBRO DO CORPO DE DOCENTES DA ASSOCIAÇÃO DE TERAPIAS COGNITIVAS DO RIO DE JANEIRO (ATC-RIO), MEMBRO DO RESEARCH STEERING COMMITTEE DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DIALÉTICA RADICALMENTE ABERTA (RO DBT) E MEMBRO DA ASSOCIATION FOR CONTEXTUAL BEHAVIORAL SCIENCE (ACBS). É TERAPEUTA TREINADO NOS MODELOS DE ACT E RO DBT (COM CERTIFICAÇÃO DE NÍVEL 3 E MEMBRO DA INICIATIVA SCHOLAR DE FORMAÇÃO DE SUPERVISORES). ATUALMENTE É RESPONSÁVEL PELA ADAPTAÇÃO DOS PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO E DE PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÃO PARA O BRASIL DA RO DBT E DA ESTRUTURA DE TRABALHO DA AVALIAÇÃO COLABORATIVA E MANEJO DA SUICIDALIDADE (CAMS).

PERLA KLAUTAU DE ARAUJO PIMENTEL

LINHA DE PESQUISA: SUBJETIVIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CLÍNICAS

http://lattes.cnpq.br/8362303606871481

E-mail: pklautau@uol.com.br

POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (2000), MESTRADO (2002) E DOUTORADO (2007) EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO), PÓS-DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) (2008-2011, BOLSISTA FAPESP) E EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELA PUC-RIO (2011-2014, BOLSISTA PADRJ/FAPERJ). ATUALMENTE É PROFESSORA ADJUNTA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CLÍNICA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) E PROFESSORA COLABORADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) . É MEMBRO EFETIVO DO CÍRCULO PSICANALÍTICO DO RIO DE JANEIRO (CPRJ), INTEGRA O GT DA ANPEPP PSICANÁLISE E CLÍNICA AMPLIADA E O LAPSE (GRUPO DE PESQUISA EM PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E LAÇO SOCIAL). TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PSICOLOGIA, COM ÊNFASE EM PSICANÁLISE, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: PSICANÁLISE, CULTURA E POLÍTICA; CLÍNICA PSICANALÍTICA; EXTENSÕES DO MÉTODO PSICANALÍTICO; TRAUMA; SOFRIMENTOS SOCIAIS.

RODOLFO DE CASTRO RIBAS JÚNIOR

LINHA DE PESQUISA COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/3905909456640464

E-mail: rodolfo.c.ribas@gmail.com

RODOLFO DE CASTRO RIBAS JUNIOR É PSICÓLOGO, MESTRE EM PSICOLOGIA COGNITIVA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, DOUTOR EM PSICOLOGIA SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. RIBAS É PROFESSOR ASSOCIADO IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, VICE COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ. REALIZOU PESQUISAS EM COLABORAÇÃO COM A UNIVERSIDADE JOHNS HOPKINS E COM A UNIVERSIDADE DE MARYLAND. FOI INVESTIGADOR COLABORADOR DO NATIONAL INSTITUTE OF CHILD HEALTH AND HUMAN DEVELOPMENT (TODAS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA). ATUALMENTE COORDENA PROJETOS E PROGRAMAS DE PESQUISA COM FOCO NA PSICOLOGIA POSITIVA E NA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.

ROSA MARIA LEITE RIBEIRO PEDRO

LINHA DE PESQUISA: PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS

http://lattes.cnpq.br/4495049080980125

e-mail: rosalrpedro2022@gmail.com

POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1985), MESTRADO EM PSICOLOGIA PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – MATRIZ (1989) E DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1996). ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. É PROFESSORA PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (PPGP) DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA UFRJ, ONDE INTEGRA A LINHA DE PESQUISA PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS, COM ÊNFASE NOS TEMA DE PRODUÇÃO DE: SUBJETIVIDADE, TECNOLOGIAS E VIGILÂNCIA, A PARTIR DOS REFERENCIAS DA TEORIA ATOR-REDE . É LÍDER DO GRUPO DE PESQUISA “CULTURA CONTEMPORÂNEA: SUBJETIVIDADE, CONHECIMENTO E TECNOLOGIA” (CNPQ).

ROSINDA MARTINS OLIVEIRA

LINHA DE PESQUISA COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/7630665753418973

E-mail: rosindamoli@gmail.com

POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1989) E DOUTORADO EM PSICOLOGIA EXPERIMENTAL – UNIVERSITY OF OXFORD (1994). ATUALMENTE É PROFESSORA E PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. PESQUISADORA NAS ÁREAS DA PSICOLOGIA COGNITIVA, NEUROPSICOLOGIA E TESTES NEUROPSICOLÓGICOS. NEUROPSICÓLOGA COM EXPERIÊNCIA EM AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E REABILITAÇÃO COGNITIVA NA ÁREA CLÍNICA E DO TRABALHO.

VIRGINIA KASTRUP

LINHA DE PESQUISA: COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVIDADE

http://lattes.cnpq.br/0516666558156215

E-mail: virginia.kastrup@gmail.com

ATUA NA ÁREA DE PSICOLOGIA COGNITIVA, INVESTIGANDO PRINCIPALMENTE OS SEGUINTES TEMAS: INVENÇÃO, APRENDIZAGEM, ATENÇÃO, ARTE, PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, DEFICIÊNCIA VISUAL E MÉTODO DA CARTOGRAFIA. POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1979), MESTRADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1984), DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (1997) E PÓS-DOUTORADO NO LENA – NEUROSCIENCES COGNITIVES ET IMAGERIE CÉRÉBRALE UPR 640 / CNRS – CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE, PARIS (2002) E LABORATOIRE BRIGITTE FRYBOURG – CNAM – CONSERVATOIRE NATIONAL DES ARTS ET MÉTIERS, PARIS (2010). É PROFESSORA TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO .