Corpo Docente

Arthur Arruda Leal Ferreira – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: arleal1965@gmail.com

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na UNED (Madrid) em 2010 sobre História da Psicologia e na Universidad Janveriana (Bogotá) em 2014 sobre Produção de Subjetividade e é professor associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando dos programas de Pós-Graduação em Psicologia (UFRJ), Psicologia Clínica (UFF) e em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, epistemologia da psicologia, produção de subjetividade, filosofia da psicologia e pragmatismo. Desde 2009 possui bolsa de produtividade junto ao CNPq e a a partir de 2015 é Cientista do Nosso Estado. Foi apoiado pela CAPES em seus dois pós-doutorados

Bernard Rangé – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: bernard.range@gmail.com

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (1971), Mestrado em em Psicologia Teórico Experimental pela PUC-Rio (1975) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de 1972 a 1993, tendo dados aulas de Terapia Comportamental, História da Psicologia, Psicologia Geral e Experimental (Aprendizagem) e Psicologia Geral e Experimental (Motivação e Emoção) além de ter sido coordenador do curso de graduação e coordenador do Serviço de Psicologia Aplicada e depois Diretor do Departamento de Psicologia em dois mandatos. Foi aprovado em concurso docente para professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993. Em 1994 começou a dar aulas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e supervisão nessa área. Deu o primeiro curso de Terapia Cognitiva na Brasil, em 1991, em Maceió. Deste curso publicou três artigos na Jornal Brasileiro de Psiquiatria que passaram a render convites para cursos sobre TCC em todo o Brasil até nos dias atuais, tanto na área de psiquiatria como na de psicologia. É especialista em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, da Philadelphia, EUA.

Bruno Figueiredo Damásio – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: bf.damasio@gmail.com

Professor do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do Departamento de Psicometria (2015-). Prof. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia IP/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Psicometria e Psicologia Positiva (LP3). Coordenador adjunto do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (CEP-CFCH/UFRJ). Editor-Chefe da Revista Temas em Psicologia (QUALIS A2), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology (Sub-área Metodologia e Psicometria). Psicólogo (UEPB), mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – CAPES 7). Realizou estágio de mestrado na Università di Bologna (Itália), onde desenvolveu atividades de pesquisa, supervisão e docência junto ao Laboratório de Psicometria (PAT – Psicometria Assessment e Testistica). Tem como foco de pesquisa a Psicometria e a Psicologia Positiva. Dedica-se aos estudos de construção, adaptação e validação de instrumentos psicológicos, utilizando Modelagem por Equações Estruturais e Teoria de Resposta ao Item. Tem interesse nos seguintes temas: sentido de vida, bem-estar, resiliência, recursos psicossociais, pesquisas transculturais e longitudinais.

Cristiana Carneiro – linha de pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas

E-mail: cristianacarneiro13@gmail.com

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula (1997)mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professora do curso de Especialização em Psicanálise da Associação Universitária Santa Ursula e do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro até 2009. Atualmente é professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas).

Fernando José Gastal de Castro – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: fernandogastal@gmail.com

Professor Adjunto III do Instituto de Psicologia da UFRJ, doutor em Psicologia do Trabalho e das organizações (UFSC- Paris 7), Mestre em Psicologia pela UFSC e Mestre em Sociologia pela Université Paris 7. Especialista em fenomenologia e existencialismo e Psicólogo graduado pela UFSC. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os temas do Sofrimento Psiquico no Trabalho e Psicanálise Exsitencial , coordena dois projetos de extensão, um deles em Clinica Existencialista junto ao Departamento de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia (UFRJ) e outro em Clinica do Trablalho em parceria com o CESTH-FIOCRUZ. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos do Instituto de Psicologia da UFRJ.

Francisco Teixeira Portuga – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: fportugal@ufrj.br

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, história da psicologia no brasil, psicologia social, psicologia e educação.

Hebe Signorini Gonçalves – linha de pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas

E-mail: hebe@globo.com

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre (1993) e Doutora (2001) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre a Infância e Adolescência Contemporâneas. Membro do Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos. Membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Intervenção em Politicas Públicas de Gênero. Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia Jurídica.

Jane Correa – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: jncrrea@gmail.com

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Psicologia Cognitiva pelo ISOP-Fundação Getúlio Vargas, doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Oxford, Inglaterra e Estágio Pós-doutoral realizado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, Inglaterra. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Experimental e da Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Nível 2 do CNPq, tem como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. Seus temas de interesse são: construção de conceitos matemáticos; aprendizagem da língua escrita e dificuldades de aprendizagem.

João Batista Ferreira – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: ferreira.jb@gmail.com

Professor Adjunto do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Psicólogo (UFRGS). Mestre em Psicologia (UnB). Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB). Pesquisador do grupo Psicodinâmica e Clínica do Trabalho do CNPq e da Associação Nacional de Pós-graduação em Psicologia (Anpepp). Coordenador de Integração Acadêmica de Graduação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Coordenador do Núcleo Trabalho e Contemporaneidade (UFRJ) e do Grupo Trabalho Vivo – Pesquisas em Arte, Trabalho, Ações Coletivas e Políticas. Experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Social e do Trabalho. Pesquisa a articulação entre arte, trabalho, ações coletivas e política; com ênfase na situação de trabalho, vivências de prazer-sofrimento no trabalho, estratégias de mediação do sofrimento, trabalho de criação e fazer artístico como experiência do trabalho vivo, patologias e adoecimento psíquico, violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária, clínicas do trabalho e suas interfaces interdisciplinares, ações coletivas de mobilização e transformação, e processos de subjetivação. Autor dos livros Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária (2009), Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação (2011) e O doce vermelho das beterrabas (contos, 2006). Artigos publicados em livros e periódicos: O sujeito no trabalho: entre a saúde e a patologia (2013), Dicionário crítico de gestão e psicodinâmica do trabalho (2013), Psicodinâmica e clínica do trabalho: temas interfaces e casos brasileiros (2011), Violência psicológica e assédio moral no trabalho: pesquisas brasileiras (2008), Diálogos em psicodinâmica do trabalho (2007).

Lucia Emmanoel Novaes Malagris – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: lucianovaes@terra.com.br

Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua na graduação no Departamento de Psicologia Clínica e na pós-graduação, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia no período 09/2012 a 09/2014. Presidente da Associação Brasileira de Stress no biênio 2008 a 2010, reeleita para o biênio 2010-2012. Atual representante docente do Instituto de Psicologia no Programa de Residência Multiprofissional da Saúde da Mulher do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis, UFRJ. Revisora de várias revistas: Arquivos Brasileiros de Psicologia, Estudos de Psicologia (Campinas), Estudos de Psicologia (Natal), Psicologia em Estudo, Psicologia: Reflexão e Crítica e Psicologia: Teoria e pesquisa, Risk Analysis, Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde na abordagem Cognitivo-Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: stress, qualidade de vida, hipertensão arterial, síndrome metabólica, prevenção e tratamento psicológico. Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e Certificação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.ia). Representante dos Professores Titulares do CFCH no Conselho Universitário da UFRJ de 2011-2014. Seus interesses no campo da infância e juventude se voltam para os seguintes temas: teorias da infância e juventude; participação social e política de crianças e jovens; transformações da contemporaneidade e construção da subjetividade infantil e juvenil; cultura, subjetividade e política; subjetividade, política e direitos.

Lucia Rabello de Castro – linha de pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas

E-mail: lrcastro@infolink.com.br

Possui Doutorado (Ph. D., 1988) e Mestrado (M.Sc., 1978) em Psicologia pela Universidade de Londres, Grã-Bretanha, e tem Grau de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela PUC-Rio (1974). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia desse Instituto. Membro Fundador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e Adolescência Contemporâneas – NIPIAC/UFRJ, coordenadora geral desse Núcleo (1995-2010), e atual Coordenadora Científica. É membro de redes nacionais e internacionais na área da infância e juventude. Foi representante para a América Latina do Comitê de Sociologia da Infância da Associação Internacional de Sociologia, ISA, (1994-2006), assim como do Comitê da Infância e Juventude da União Internacional de Ciências Etnológicas e Antropológicas (IUAES), (2001-atual). Membro de Conselhos Editoriais de periódicos nacionais e internacionais no campo da infância e juventude, como Childhood, Young, Psicologia: Reflexão e Crítica e outras. Já orientou cerca de 45, entre teses e dissertações, na área da infância e juventude, além de ter publicado e organizado vários livros e coletâneas nessas áreas, em português, espanhol e inglês. Tem sido Cientistas do Nosso Estado pela Faperj (2002, 2004, 2006, 2008) com projetos de pesquisa e extensão no campo da infância e juventude. Foi Professora Visitante na Universidade de Assunção, Paraguai, e na Universidade de Sambalpur, India. Em 2011 realizou Estágio Senior pela CAPES como Visiting Professor, no Centro de Estudos de Sociedades em Desenvolvimento, Delhi (India). Seus interesses no campo da infância e juventude se voltam para os seguintes temas: teorias da infância e juventude; participação social e política de crianças e jovens; transformações da contemporaneidade e construção da subjetividade infantil e juvenil; cultura, subjetividade e política; subjetividade, política e direitos. 

Marcos Aguiar de Souza – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: maguiarsouza@uol.com.br

Possui graduação (1993), mestrado (1995) e doutorado em Psicologia (2003) e pós-doutorado em gestão, com ênfase em métodos quantitativos (2013). É Docente do Departamento de Psicometria da UFRJ. Atua como professor permanente nos Programas de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ e da UFRRJ. Tem interesse em técnicas de coleta e análise de dados, Construção e validação de instrumentos de medida; em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em estudos envolvendo psicologia em contextos de atuação militar e de segurança pública. É membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Mônica Botelho Alvim – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: monica.alvim@ufrj.br

“A pesquisadora é a favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e a favor do retorno à normalidade democrática no Brasil”. Professora adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , tem graduação em Psicologia (1990), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia (2007), todos pela Universidade de Brasília (UnB). É especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e em Psicoterapia de grupos em Gestalt-Terapia (1996). Membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília e membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Atuou como docente no ensino superior desde 1999. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt-Terapia em contextos psicoterápico e comunitário a partir de um diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao NEIFECS – Nucleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas, atua na pós graduação na linha de pesquisas Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos e na extensão universitária com jovens em comunidades cariocas, pesquisando os temas da juventude e da clinica na comunidade.

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: ppbicalho@gmail.com

Possui graduação em Psicologia (UFF), especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Visiting Fellow do Scottish Institute for Policing Research, University of Dundee (Escócia) em 2011 e Professor Visitante do Programa de Maestría en Psicología Social, Universidad de la Republica (Uruguai) em 2012. Atuou como conselheiro efetivo do Conselho Nacional de Segurança Pública e do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Ministério da Justiça, bem como coordenou a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e representou o Brasil na American Psychological Association (APA). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Diretor Adjunto de Extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP), Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP) e Associación Lationamericana para la Formación y la Enseñanza de la Psicología (ALFEPSI).

Rodolfo Ribas – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: rodolfo.c.ribas@gmail.com

Rodolfo de Castro Ribas Junior é psicólogo, Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ribas é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente coordena projetos e programas com foco no comportamento organizacional, comportamento do consumidor, inteligência emocional, motivação e criatividade. Atualmente realiza pesquisa em colaboração com a Universidade Johns Hopkins e a Universidade de Maryland. Foi Investigador Colaborador do National Institute of Child Health and Human Development (todas nos Estados Unidos da América).

Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro – linha de pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

E-mail: rosapedro@globo.com

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas – Matriz (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) do Instituto de Psicologia da UFRJ, onde integra a linha de pesquisa Processos Psicossociais e Coletivos, com ênfase nos tema de produção de: subjetividade, tecnologias e vigilância, a partir dos referencias da Teoria Ator-Rede . É líder do Grupo de Pesquisa “Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia” (CNPq).

Vera Lopes Besset – linha de pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas

E-mail: besset@terra.com.br

Doutorado em Psicologia Aplicada- Université de Paris V (Rene Descartes). É professora do quadro permanente da Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa “Clínica Psicanalítica’ (CLINP)-IP/UFRJ; pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF); correspondente internacional da Universidade de Rennes 2-França. Tem experiência na área da Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: clinica psicanalitica, angústia, dores crônicas, psicopatologia, subjetividade e contemporâneo. É Editora da Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, do IP/UFRJ desde agosto de 2007. É psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise do Campo Freudiano (EBP-ECF) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).

Virginia Kastrup – linha de pesquisa: Cognição e Subjetividade

E-mail: virginia.kastrup@gmail.com

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado no CNRS, Paris (2002) e CNAM, Paris (2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publica e dá pareceres nas revistas Psicologia e Sociedade, Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Psicologia Ciência e Profissão , Psicologia em Estudo, Arquivos Brasileiros de Psicologia e Psicologia. Reflexão e Crítica, dentre outras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, invenção, produção da subjetividade, aprendizagem, atenção, arte e deficiência visual. A favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/ A favor do retorno à normalidade democrática