Linhas de Pesquisa

Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade

O propósito desta linha de pesquisa está na investigação da cognição baseando-se em modelos teóricos originados no campo das ciências cognitivas. O tema da cognição é articulado com o da subjetividade examinando questões contemporâneas como o acoplamento com as tecnologias, a experiência com a arte, a acessibilidade de pessoas com deficiência e os aspectos epistemológicos, éticos, estéticos e políticos da cognição. Estratégias clínicas que vêm sendo desenvolvidas na atualidade são objetos de pesquisa em estudos sobre efetividade das intervenções clínicas, psicologia da saúde e parâmetros psicobiológicos nas neurociências. Em psicologia do desenvolvimento, a dinâmica da produção de conhecimento é investigada na aprendizagem da língua escrita e dos conceitos matemáticos, que constituem conhecimentos dos quais o sujeito se apropria para representar e compreender a si mesmo e o mundo que o cerca.

Docentes:

Amanda Londero dos Santos – http://lattes.cnpq.br/0308035950771570

Ana C. Barros da Cunha – http://lattes.cnpq.br/9017520746153592

Beatriz Sancovschi – http://lattes.cnpq.br/5180467522753577

Jane Correa – http://lattes.cnpq.br/6058595988399363

Marcos Aguiar de Souza – http://lattes.cnpq.br/8330562093476420

Pedro P. Pires dos Santos – http://lattes.cnpq.br/4055072572287569

Rodolfo de C. Ribas Junior – http://lattes.cnpq.br/3905909456640464

Rosinda Martins Oliveira – http://lattes.cnpq.br/7630665753418973

Virginia Kastrup – http://lattes.cnpq.br/0516666558156215


 Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos

A linha de pesquisa PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS objetiva o estudo dos processos psicossociais e coletivos nas perspectivas teóricas e metodológicas da Psicologia Social em suas vertentes epistemologicamente críticas e contra-hegemônicas. Abrange a formação histórica da subjetividade, o enfrentamento de questões relativas às violências e às desigualdades, as ações coletivas, as questões do mundo do trabalho, o entrelaçamento das tecnologias nos processos de subjetivação, as práticas artísticas, os processos de emancipação e a garantia de direitos, os dispositivos clínicos contemporâneos. Enfatiza as dimensões ética e política dos saberes e das práticas psicológicas.

Docentes:

Arthur Arruda Leal Ferreira – http://lattes.cnpq.br/3017047566344316

Fernando J. Gastal de Castro – http://lattes.cnpq.br/9580453990111289

Francisco Teixeira Portugal – http://lattes.cnpq.br/9157234781847664

João B. Oliveira Ferreira – http://lattes.cnpq.br/2976374239020282

Monica Botelho Alvim – http://lattes.cnpq.br/9864083719253243

Pedro P. Gastalho de Bicalho – http://lattes.cnpq.br/7029366093643246

Rosa Leite Ribeiro Pedro – http://lattes.cnpq.br/4495049080980125


Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas

A linha de pesquisa SUBJETIVIDADE, CULTURA E CLÍNICA tem como foco pesquisas teórico-metodológicas voltadas para o estudo da subjetividade, entendida como um processo de construção a partir de condições presentes no âmbito de uma configuração sócio-cultural determinada, o que situa sua relevância para a abordagem dos problemas pertinentes à configuração da época atual. Dessa forma, abrange perspectivas oriundas do domínio de investigação da infância, adolescência e juventude; dos estudos de gênero e raça; da psicanálise, da educação, da epistemologia, da saúde mental. Considera subjetividade e cultura como dimensões de análise distintas, porém intrinsecamente relacionadas, o que permite uma ênfase diferenciada na problematização, seja da constituição do campo subjetivo, seja da produção da cultura, estendendo-se para a investigação clínica. A subjetividade é assim tomada como uma dimensão que articula a singularidade do sujeito com condicionantes da cultura. Sob este prisma, algumas temáticas se destacam: a)Infância, adolescência e juventude; b) Cultura, clínica e política; c) História, Epistemologia e Método em Psicanálise; d) Psicanálise, educação, saúde mental; e) Psicopatologia psicanalítica e clínica no contemporâneo; f) Estudos de gênero e raça.

Docentes:

Claudia Henschel de Lima – http://lattes.cnpq.br/3127001494331912

Cristiana Carneiro – http://lattes.cnpq.br/3154929961370636

Lucia Rabello de Castro – http://lattes.cnpq.br/1214581491021739

Perla Klautau De A. Pimentel – http://lattes.cnpq.br/8362303606871481