1. LINHAS DE PESQUISA
O Programa organiza-se em uma única área de concentração – Subjetividade, Cognição e Práticas Clínicas em que se articulam três linhas de pesquisa: a) Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos; b) Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas; e c) Cognição e Subjetividade.
Na linha de pesquisa PROCESSOS PSICOSSOCIAIS, HISTÓRICOS E COLETIVOS, o estudo dos processos psicossociais e coletivos é realizado a partir das perspectivas teóricas e metodológicas da Psicologia Social Contemporânea e de sua abordagem histórica. A linha de pesquisa abrange os domínios das representações sociais, dos grupos psicossociais, da história da Psicologia Social e da formação histórica e coletiva da subjetividade. Integram esta linha de pesquisa: Arthur Ferreira, Francisco Portugal, Pedro Paulo Bicalho, Monica Alvim, Rosa Pedro e Fernando Gastal, como professores permanentes, além de João Batista, como professor colaborador.
Na linha de pesquisa SUBJETIVIDADE, CULTURA E PRÁTICAS CLÍNICAS, a subjetividade é abordada como um processo de construção a partir das condições de uma configuração sociocultural determinada. Subjetividade e cultura são consideradas dimensões de análise distintas, mas inter-relacionadas, o que permite uma ênfase diferenciada na problematização, seja da constituição do campo subjetivo, seja da produção da cultura através: a) da pesquisa sobre o modo pelo qual as condições da cultura contemporânea trazem novas demandas e indagações para a constituição das subjetividades individuais e coletivas; b) da investigação das práticas clínicas nos seus diversos modos de atenção, escuta e intervenção, assim como as formas atuais de apresentação dos sintomas, especialmente na infância e adolescência. Integram esta linha de pesquisa: Hebe Signorini Gonçalves, Lucia Rabello de Castro e Vera Besset, como professoras permanentes e Cristiana Carneiro, como professora colaboradora.
Na linha de pesquisa COGNIÇÃO E SUBJETIVIDADE, a investigação da cognição é realizada baseada nos modelos teóricos das ciências cognitivas. O tema da cognição é, então, articulado ao da subjetividade em relação à invenção e criação artística, à clínica e reinserção social, à aprendizagem e desenvolvimento, às organizações e ao trabalho. Neste sentido, os projetos da linha de pesquisa contemplam: a) questões contemporâneas, como o acoplamento com as tecnologias, a experiência com a arte e os aspectos epistemológicos, estéticos, políticos e éticos da cognição; b) conhecimentos sobre os quadros clínicos que caracterizam a subjetividade contemporânea segundo a perspectiva da terapia cognitivo-comportamental acerca da efetividade das intervenções clínicas e da saúde; c) a dinâmica da produção de conhecimento na aprendizagem da língua escrita e dos conceitos matemáticos, dos quais o sujeito se apropria para representar e compreender a si mesmo e o mundo que o cerca, e d) estudos acerca da dinâmica do trabalho e das organizações segundo a perspectiva da cognição social. Integram esta linha de pesquisa os seguintes professores permanentes: Jane Correa, Lúcia Novaes, Rodolfo Ribas, Virgínia Kastrup,e Marcos Aguiar, além de Bruno Damásio e Bernard Rangécomo professores colaboradores.
2- NÚCLEOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
Em termos do funcionamento do Programa, o papel dos Núcleos de Pesquisa e Extensão tem sido fundamental para reunir, em torno de eixos temáticos e linhas de pesquisa, atividades docentes e discentes relativas ao ensino, pesquisa e extensão.