O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ
Com área de concentração em Subjetividade, Cognição e Práticas Clínicas, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia conta, atualmente, com uma equipe de 18 professores e 4 bolsistas de pós-doutorado, distribuídos em três linhas de pesquisa e transversalizados em sete Núcleos de Pesquisa e Extensão, contribuindo para delinear uma proposta de Programa dinâmica e consistente.
O Programa conta com um grupo de professores permanentes e colaboradores com um perfil amplo e formação acadêmica diversa, com titulação obtida em diferentes instituições nacionais e internacionais. O quadro de docentes permanentes é atualmente composto de professores pesquisadores, todos com vasta experiência em orientação de trabalhos de pós-graduação. Todos os professores orientam trabalhos de conclusão na Pós-Graduação e na Graduação, estando comprometidos com a formação de novos pesquisadores desde o curso de Graduação por meio do engajamento dos graduandos em atividades de iniciação científica e extensão universitária.
Todos os docentes coordenam projetos de pesquisa vinculados a alguma de nossas linhas de pesquisa. Muitos projetos conjugam a pesquisa e a extensão, possuindo, desta forma, um nível de investigação teórica e um nível de intervenção social. Este aspecto caracteriza a formação dos alunos para o ensino, a pesquisa e a extensão.
Os professores do Programa, exceto os aposentados, têm dedicação exclusiva (DE) à UFRJ, sendo o núcleo de docentes permanentes do Programa quem desenvolve majoritariamente as atividades de ensino, pesquisa e orientação. São, no total, 18 professores, sendo 4 (quatro) titulares, 7 (sete) associados, 5 (cinco) adjuntos e 2 (dois) professores aposentados da UFRJ.
Os professores do quadro permanente participam de grupos de pesquisa do diretório do CNPq. 12 (doze) são pareceristas ad hoc de agências de fomento (CNPq, CAPES, FINEP, FAPERJ, FAPESP, FACEPE, FAPES, FAPEMIG, FAPEMA, FAFESB, FAPESPA, FAPDF), sendo 1 (um) membro ad hoc da comissão de avaliação da área de Psicologia da CAPES. Todos os professores emitem regularmente pareceres para publicação de artigos em periódicos científicos, sendo 6 (seis) editores e coeditores de periódicos. Cinco de nossos professores foram agraciados com os editais FAPERJ Cientistas do Nosso Estado (4 professores) e Jovem Cientista de Nosso Estado (1 professor), além de possuirmos 9 (nove) docentes bolsistas de produtividade PQ-CNPq.
A realização de estágios pós-doutoral pelo corpo docente em diferentes países e instituições reflete a amplitude da rede de internacionalização do Programa: França (ConservatoireNationaldesArts et Métiers, Centre National de laRechercheScientifique, Université de Rennes II, EcoledesHautesÉtudesenSciencesSociales), Grã-Bretanha (UniversityOf London, UniversityofLoughborough), Brasil (PUC-Camp), Portugal (ISCTE), Colômbia (PontificiaUniversidadJaveriana), Espanha (UNED-Madri, Universitat Autónoma de Barcelona), Estados Unidos (NorthwesternUniversity) e Índia (Centre for theStudyofDevelopingSocieties).Professores permanentes e colaboradores são membros de Grupo de Trabalho na ANPEPP relacionados às suas áreas de formação, atuação e interesse: Edson Alves – GT Representações Sociais; Bernard Rangé – GT O atendimento Psicológico nas Clínicas-Escola; Francisco Portugal (coordenador) – GT História Social da Psicologia; Jane Correa – GT Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem; Lucia Novaes Malagris – GT Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade; Ruth Cohen – GT Psicanálise, Infância e Educação; Vera Besset (coordenadora) – GT Psicopatologia e Psicanálise; Virginia Kastrup (coordenadora) – GT Subjetividade Contemporânea; Pedro Paulo Bicalho, Rosa Pedro, Hebe Gonçalves e Arthur Ferreira – GT Tecnologias, políticas de pesquisa e modos de subjetivação; Rodolfo Ribas e Marcos Aguiar – GT Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho, Fernando Gastal e Monica Alvim – GT Fenomenologia e Psicologia, João Batista – GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho.
Critérios para ingresso de novos professores no programa de pós-graduação em Psicologia
Organização e funcionamento das atividades de formação: ensino, pesquisa e extensão