1. INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO
Os candidatos devem apresentar, no ato de inscrição ao processo seletivo, um pré-projeto de pesquisa relacionado à linha de pesquisa e aos interesses de pesquisa do orientador pretendido. Embora condição fundamental, o processo seletivo para o ingresso de novos alunos não se resume ao aceite da proposta pelo futuro orientador. Professores de uma mesma linha de pesquisa do Programa, dentre eles o orientador indicado pelo candidato, examinam os pré-projetos de pesquisa, sendo a aprovação por essa comissão requisito necessário para que o candidato seja habilitado a prosseguir para ingressar nas etapas seguintes do processo seletivo: prova escrita, prova de línguas e prova oral – sendo cada uma delas eliminatória. A mesma comissão formada para examinar o pré-projeto de pesquisa avalia as provas do candidato nas diferentes etapas do processo seletivo.
Na prova escrita, espera-se que o candidato demonstre conhecimentos básicos relacionados à sua área de interesse e à linha de pesquisa. Para tanto, sugere-se uma bibliografia básica e ao mesmo tempo atualizada da área de conhecimento.
Para demonstrar proficiência em língua estrangeira, o candidato pode optar por realizar provas de língua inglesa, francesa ou espanhola. Para os candidatos ao doutorado a escolha da língua deverá ser diferente daquela feita anteriormente para o ingresso no curso de mestrado, em caso deste ter se realizado nos cinco anos que antecedem a candidatura ao ingresso no Doutorado. Caso contrário o candidato realiza duas provas de proficiência, nas quais o candidato escolhe duas entres as três opções de língua disponíveis no processo seletivo.
Na prova oral procura-se avaliar os conhecimentos teórico-metodológicos básicos do candidato frente às exigências impostas pelo curso pretendido, mestrado ou doutorado, e à realização do seu pré-projeto de pesquisa.
1.1. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Análise do anteprojeto:
a) Coerência e pertinência do anteprojeto do candidato aos temas de pesquisa do orientador pretendido;
b) Revisão de literatura com problematização do tema proposto e sua análise crítica;
c) Descrição do problema a ser pesquisado e definição dos objetivos da investigação;
d) Clareza argumentativa;
e) Coerência teórico-metodológica;
f) Viabilidade de execução do projeto;
Prova escrita:
a) Conhecimento teórico-metodológico afim à linha de pesquisa e à temática de pesquisa do orientador pretendido;
b) Consistência e coesão entre as respostas e as questões propostas;
c) Coerência e coesão do texto escrito;
d) Correção dos aspectos formais do texto: gramática e ortografia.
Prova de línguas:
a) Compreensão instrumental da língua, demonstrada através da precisão da tradução realizada de um texto acadêmico em Psicologia;
b) Correção dos aspectos formais do texto traduzido: gramática e ortografia.
Prova oral:
a) Domínio teórico-metodológico do campo problemático apresentado no anteprojeto;
b) Conhecimento teórico-metodológico afim à linha de pesquisa;
c) Disponibilidade para dedicar-se ao curso;
d) Coerência e pertinência qualitativa de sua formação anterior com a linha de pesquisa à qual o candidato se propõe bem como aos interesses de pesquisa e atividades do orientador pretendido.