ESTRUTURA DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO E ENSINO
As atividades de formação desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia têm seu fundamento na indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nossos cursos de Mestrado e Doutorado possuem um caráter tutorial. Desta forma, tanto os mestrandos como os doutorandos são integrados às equipes de pesquisa e extensão lideradas pelos professores-orientadores, que atuam também como orientadores acadêmicos. O Programa, por meio da disciplina Estágio em docência, dá ênfase à formação do docente. A partir de sua inserção nas atividades do Programa, os alunos constroem conhecimentos e competências para a condução de suas dissertações e teses, desenvolvendo-se como pesquisadores e futuros docentes. As equipes de pesquisa são lideradas por pelo menos um docente permanente do Programa e, em sua maioria, integradas também por graduandos (bolsistas de iniciação científica ou não), por docentes ou outros profissionais que atuam como colaboradores. Os colaboradores podem ser docentes pertencentes aos quadros do Programa, como também docentes e pesquisadores externos ao Programa e à própria UFRJ.
1. GRADE CURRICULAR
A grade curricular reflete a ênfase do Programa na formação profissional fundamentada nas atividades de pesquisa e extensão e no regime pedagógico tutorial dos cursos de Mestrado e Doutorado. As disciplinas oferecidas em nossa grade curricular podem ser classificadas em quatro grupos: a) orientação; b) instrumentais; c) formação teórico-conceitual afim às linhas de pesquisa; e d) prática docente. A carga horária de cada uma das disciplinas oferecidas equivale a 30 horas/aula.
A) Disciplinas de Orientação
As disciplinas de orientação visam ao desenvolvimento da tese, para o Doutorado, ou dissertação, para o Mestrado. Consistem da orientação individual do trabalho de pesquisa da dissertação ou tese, sendo disciplinas obrigatórias tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado.
Há três disciplinas de orientação para o curso de Mestrado
Orientação de dissertação I |
IPG725 |
30HS/A/ |
Orientação de dissertação II |
IPG726 |
30HS/A |
Orientação de dissertação III |
IPG727 |
30HS/A |
Há sete disciplinas de orientação para o Doutorado
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado I |
IPP801 |
30HS/A/ |
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado II |
IPP802 |
30HS/A |
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado III |
IPP803 |
30HS/A |
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado IV |
IPP804 |
30HS/A/ |
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado V |
IPP805 |
30HS/A |
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado VI |
IPP806 |
30HS/A |
Assessoramento de pesquisa de tese de doutorado VII |
IPP807 |
30HS/A |
B) Disciplinas Instrumentais
As disciplinas instrumentais visam à formação teórico-metodológica em domínio específico de pesquisa. Cumprem a função de instrumentar o aluno para a atividade de pesquisa em uma subárea de conhecimento no interior de uma dada linha de pesquisa de domínio do professor-orientador. Dado o caráter propedêutico do mestrado e sua condição para acesso ao doutorado, as disciplinas de caráter instrumental são obrigatórias para esse nível. As disciplinas deste grupo são todas eletivas para o Doutorado. Cinco são as disciplinas consideradas instrumentais:
Metodologia de pesquisa A |
IPM711 – M IPM811 – D |
30HS/A/ |
Metodologia de pesquisa B |
IPM712 – M IPM812 – D |
30HS/A |
Metodologia de pesquisa C |
IPM713 – M IPM813 – D |
30HS/A |
Seminário de pesquisa I |
IPM709 – M IPM809 – D |
30HS/A/ |
Seminário de pesquisa II |
IPM710 – M IPM810 – D |
30HS/A |
O mestrando deverá cursar, obrigatoriamente, a disciplina Metodologia de Pesquisa (A, B ou C), condizente com o desenvolvimento de seu trabalho de pesquisa e da equipe à qual se vincula (A – pesquisa quantitativa; B – cartografia e cartografia das controvérsias; C – pesquisa-intervenção). É, porém, facultado ao mestrando se capacitar em métodos de pesquisa diferentes daqueles comumente empregados em sua subárea de atuação através da escolha de uma segunda disciplina de metodologia de pesquisa como eletiva. As disciplinas de metodologia de pesquisa são ministradas por vários professores (juntos) o que favorece a integração das linhas de pesquisa do Programa. As disciplinas Seminário de Pesquisa I e II são ambas obrigatórias para o mestrado e consistem na discussão teórico-metodológica em grupo dos projetos de pesquisa em andamento. Tais disciplinas são voltadas para a orientação em grupo e possibilitam também a participação do aluno nas atividades de pesquisa desenvolvidas pelo professor-orientador. São, portanto, disciplinas ministradas no âmbito dos grupos de pesquisa.
C) Disciplinas de Formação Teórico-Conceitual afim às Linhas de Pesquisa
As disciplinas de formação teórico-conceitual afim às linhas de pesquisa desenvolvem conteúdos relacionados aos campos da psicologia da cognição, dos estudos da subjetividade nas dimensões cultural e clínica, da psicologia social contemporânea e de sua formação histórica. Tais disciplinas visam oferecer aos mestrandos e doutorandos o estudo aprofundado dos campos teórico-conceituais das linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa. O orientador da pesquisa, que atua também como orientador acadêmico, discute com seus orientandos o conjunto das disciplinas eletivas, sugerindo a realização de disciplinas de outras linhas de pesquisa complementares à formação do pós-graduando. Todas estas disciplinas são eletivas, tanto para o curso de Mestrado como para o de Doutorado.
C.1 Linha de Pesquisa: Cognição, desenvolvimento e Subjetividade
ESTUDOS AVANÇADOS EM PROCESSOS COGNITIVOS I Temas em ciências da cognição. Atualização de estudos e pesquisas sobre processos cognitivos específicos como atenção, aprendizagem e memória. Investigação de temas emergentes no campo das ciências cognitivas contemporâneas como a relação entre cognição, consciência e afetos. |
IPG713 – M IPG813 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PROCESSOS COGNITIVOS II Abordagens teóricas em ciências da cognição. A psicologia cognitiva no contexto das ciências da cognição na atualidade. Tendências e perspectivas atuais no domínio das ciências cognitivas. Possibilidades e limites de modelos teóricos específicos: cognitivismo, conexionismo, emergentismo, autopoiese e enação. |
IPG714 – M IPG814 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA COGNITIVA I A psicologia da linguagem escrita. Modelos e processos na aquisição da língua escrita. O desenvolvimento de habilidades metalingüísticas e o aprendizado da leitura e da escrita. O texto e a construção dos sentidos: considerações sobre a compreensão e a produção de textos. Dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita. |
IPG728 – M IPG828 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA COGNITIVA II A psicologia da educação matemática. A construção de conceitos matemáticos: a teoria dos campos conceituais e a didática de conteúdos específicos. A representação simbólica dos conceitos matemáticos: a linguagem natural e a linguagem matemática. A transposição didática e as dificuldades de aprendizagem da matemática na escola. |
IPG729 – M IPG829 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA I Efetividade em Psicoterapias Cognitivo-comportamentais. Estudo reflexivo sobre questões relacionadas à efetividade de práticas clínicas, com vistas a aprofundar os conhecimentos de conceitos pertinentes a este campo. Os temas a serem abordados poderão incluir aspectos relacionados ao transtorno do pânico e à agorafobia, ao transtorno obsessivo-compulsivo, sobretudo á questão do colecionismo, ao transtorno da ansiedade generalizada, à fobia social, à depressão maior, à terapia de casais etc. |
IPP723 – M IPP823 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA II Psicologia da Saúde e terapia cognitiva-comportamental Psicologia da Saúde em seus aspectos históricos, conceituais e aplicativos. Modelos de saúde e doença. Fatores psicossociais e sua influência no estado da saúde. A terapia cognitivo-comportamental na psicologia da saúde. Saúde do profissional da saúde. Stress e influência na saúde. |
IPP724 – M IPP824 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA III Estudo reflexivo de teoria e prática clínica. Estudo reflexivo de tópico relacionado à teoria e à prática clínica, com vistas a aprofundar os conhecimentos de conceitos pertinentes a este campo, sob o ponto de vista das principais abordagens metodológicas |
IPP725 – M IPP825 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA IV Estudo reflexivo de teoria e prática clínica. Estudo reflexivo de tópico relacionado à teoria e à prática clínica, com vistas a aprofundar os conhecimentos de conceitos pertinentes a este campo, sob o ponto de vista das principais abordagens metodológicas. |
IPP726 – M IPP826 – D |
30HS/A |
COGNIÇÃO SOCIAL EM ORGANIZAÇÕES: CULTURA E VALORES ORGANIZACIONAIS Atualizações de estudos na Psicologia Organizacional. Conceitos, pesquisas e reflexões contemporâneas da Psicologia Organizacional. Ênfase em Cultura e Valores Organizacionais. |
IPG730 – M IPG830 – D |
30HS/A |
PROCESSOS COGNITIVOS EM ORGANIZAÇÕES: CRIATIVIDADE Atualizações de estudos na Psicologia Organizacional. Conceitos, pesquisas e reflexões contemporâneas da Psicologia Organizacional. Ênfase em Criatividade e Inteligência Emocional |
IPG731 – M IPG831 – D |
30HS/A |
C.2. Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA E POLÍTICA I Temas atuais em psicologia e política. Estudos aprofundados de temas atuais sobre as relações entre a psicologia e a política, tais como: a questão da diferença; conflito e contradição; condições políticas de subjetivação; a participação, comunicação, inclusão e democracia; a cidadania e a justiça.; a produção da subjetividade política; as condições subjetivas da tolerância, emancipação e solidariedade; formação de grupos e coletivos. |
IPS770 – M IPS870 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA E POLÍTICA II Estudos em psicologia, ciência política e áreas afins. Estudos teóricos e empíricos contemporâneos no campo da psicologia e sua interface com as questões da ciência política e áreas afins. |
IPS771 – M IPS871 – D |
30HS/A |
HISTÓRIA E FORMAÇÃO DA PSICOLOGIA SOCIAL História das principais vertentes da Psicologia Social. Reflexão histórica como campo de ação da Psicologia Social. A psicologia humana como psicologia social no século XIX. Psicologia das massas e da multidão, psicologia social individualista, o experimentalismo na Psicologia Social e as abordagens recentes da Psicologia Social. |
IPS764 – M IPS864 – D |
30HS/A |
TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Modelos teóricos de análise. História e posição da teoria das representações sociais face aos constructos representacionais similares. Principais métodos de investigação empírica. Alguns tópicos de estudo e pesquisa: saúde, política, meio ambiente, educação, cultura, grupos sociais, entre outros. |
IPG732 – M IPG832 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL I Psicologia Social: perspectivas históricas e produção de subjetividade. A Psicologia Social como perspectiva psicológica privilegiada para reflexão das novas formas de organização da subjetividade. Definição e pesquisas de produção de subjetividade. As dimensões sociais, técnicas e históricas das subjetividades contemporâneas. |
IPP727 – M IPP827 – D |
30HS/A |
TOPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL II Tópicos especiais em Psicologia Social. Campo de pesquisas, teorias, métodos e aplicações em Psicologia Social. O trabalho com Psicologia Social na perspectiva multidisciplinar. |
IPP728 – M IPP828 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL III Modo de produção do conhecimento em Psicologia Social e transformações sociotécnicos no contemporâneo. |
IPP729 – M IPP829 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA SOCIAL I Atualizações de questões e estudos no campo das representações sociais. Reflexão e debate atual em representações sociais: teorias e métodos, interfaces e controvérsias. |
IPS762 – M IPS862 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA SOCIAL II Atualização de estudos e pesquisas na Psicologia Social Contemporânea. Ementa: Conceitos, pesquisas e reflexões contemporâneas da Psicologia Social. A ênfase interdisciplinar, os campos de pesquisa e atuação afins. |
IPS763 – M IPS863 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA SOCIAL III Reflexões metodológicas e atualizações relativas aos modos de pesquisa em psicologia social e ciências humanas e sociais. (IPG711 ) |
IPS764 – M IPS864 – D |
30HS/A |
TECNOLOGIA, SABER E SOCIEDADE Refletir, na interface da psicologia com outros domínios do conhecimento, as novas formas de saber e subjetivação produzidas nos processos de instabilização dos referenciais clássico-moderno balizadores dos modos de sociedade, conhecimento e subjetividade. |
IPS773 – M IPS873 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA E POLÍTICA I Estudo de temas atuais, com o objetivo de promover a análise das subjetividades produzidas no campo das políticas a partir da localização histórica e da contextualização da sociedade brasileira e de seus efeitos na construção de processos psicossociais e coletivos. |
IPS774 – M IPS874 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA E POLÍTICA II Atualização de estudos e pesquisas sobre a produção de subjetividade no campo das políticas públicas e seu uso como procedimento de legitimação social. |
IPS775 – M IPS875 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA E POLÍTICA III Estudos aprofundados das políticas de subjetivação a partir de contribuições técnico-conceituais da filosofia da diferença e da análise institucional. |
IPS776 – M IPS876 – D |
30HS/A |
C.3 Linha de Pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas
TÓPICOS ESPECIAIS EM SUBJETIVIDADE E CULTURA I Produção de subjetividade e cultura contemporânea Estudo aprofundado sobre temas relativos à produção de subjetividade enfocando notadamente questões relevantes da cultura contemporânea |
IPG715 – M IPG815 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM SUBJETIVIDADE E CULTURA II Abordagens teórico-conceituais em subjetividade e cultura Estudo aprofundado do campo teórico e conceitual sobre a articulação entre subjetividade e cultura |
IPG716 – M IPG816 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA I Temas em infância e adolescência. Análise de temas específicos no campo da infância e da adolescência cuja abordagem enfatiza um aspecto conceitual específico. |
IPS765 – M IPS865 – D |
30HS/A |
ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA II Infância e adolescência: estudos e aplicações. Análise de questões específicas no campo da infância e da adolescência de relevância no campo aplicado: clínica, aprendizagem, instituições e comunidade. |
IPS766 – M IPS866 – D |
30HS/A |
TEORIAS E SISTEMAS PSICANALÍTICOS I Conceitos fundamentais da psicanálise. Conceitos fundamentais da psicanálise a partir da obra freudiana e a de seus principais seguidores. |
IPP718 – M IPP818 – D |
30HS/A |
TEORIAS E SISTEMAS PSICANALÍTICOS II Temas clínicos em Freud e Lacan. Estudo aprofundado de tópico relativo à prática clínica a partir da teoria freudiana com o aporte de Jacques Lacan. |
IPP719 – M IPP819 – D |
30HS/A |
SEMINÁRIOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA I Casos clínicos. Discussão de casos clínicos que visem o aprofundamento de questões atuais relevantes da clínica no âmbito de uma abordagem teórica específica. |
IPS768 – M IPS868 – D |
30HS/A |
SEMINÁRIOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA II Atualizações em psicopatologia Temas de interesse para as questões de diagnóstico em psicopatologia. Aportes da psiquiatria clássica para o diagnóstico diferencial. Estudos, debates e controvérsias atuais em psicopatologia. |
IPS769 – M IPS869 – D |
30HS/A |
TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA SOCIAL CLÍNICA Abordagens teóricas da intervenção clínica em instituições e comunidades. O enfoque clinico e a constituição dos grupos sociais: questões, impasses e dificuldades. Cultura, sociedade e laço social. Práticas e intervenções sociais clínicas com crianças e jovens. |
IPS772 – M IPS872 – D |
30HS/A |
D. Disciplinas de Prática Docente
Existem ainda duas disciplinas na grade curricular destinadas à prática de estágio em docência: Estágio em docência I e Estágio em docência II. Ambas sob supervisão do professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ou do professor de graduação do Instituto de Psicologia Ressaltamos que o professor da disciplina supervisiona a preparação didática e instrumentalização pedagógica do pós-graduando. O modelo adotado é o da formação continuada em imersão na prática docente. A formação dos discentes em docência é realizada ao longo dos cursos, sendo emitidos documentos declaratórios de tal prática e do número de horas realizadas. A restrição das horas de prática docente computadas como disciplina visa propiciar ao pós-graduando a realização do número de horas obrigatórias para a sua titulação nos diversos grupos de disciplinas que compõem a grade curricular.
REALIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EXTERNAS AO PROGRAMA E ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES
Com o intuito de promover intercâmbio com outros Programas de Pós-Graduação e estimular trocas institucionais, o Programa concede aos discentes cursarem até duas disciplinas de outros Programas de Pós-Graduação com a concordancia do orientador. Disciplinas contendo até 60 horas/aula serão creditadas automaticamente no histórico do aluno, caso a disciplina tenha carga-horária superior será necessário passar pela Comissão de ensino do Programa para análise.
Além das disciplinas, o Programa oferece regularmente aos pós-graduandos uma série de atividades que não constam na estrutura curricular como palestras, colóquios e jornadas de estudo. É fomentado ainda, aos discentes do Programa, a participação nos grupos de iniciação científica dos orientadores, para atuação juntos aos alunos de graduação, como coorientadores de trabalhos científicos a serem apresentados na Semana de Integração Acadêmica da Universidade e em demais eventos. Do mesmo modo, fomenta-se a participação dos pós-graduandos como membros das equipes que coordenam ações de extensão (programas, projetos, eventos e cursos) desenvolvidas no Instituto de Psicologia. Ademais, a localização privilegiada do Programa num campus composto por unidades vinculadas à educação, comunicação e serviço social, possibilita uma intensa vida acadêmica proporcionada por cursos e eventos diversos abertos aos alunos do campus.
2. REQUISITOS PARA A OBTENÇÃO DOS GRAUS DE MESTRE E DOUTOR
Mestrado
O curso de Mestrado requer uma carga horária mínima de 360 horas/aula distribuídas em 3 disciplinas instrumentais; 6 disciplinas eletivas, em 3 disciplinas de orientação e 1 disciplina de prática docência. O mestrando deverá realizar seu exame de qualificação, frente a uma Banca Examinadora composta por três doutores, dentre eles o orientador, em até 3 meses antes da defesa da dissertação. A dissertação deverá ser apresentada, em sessão pública, a uma Banca Examinadora presidida pelo professor-orientador e com a presença de dois outros professores doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa. Deverá compor a banca dois professores doutores suplentes, sendo um do Programa e um externo ao Programa. As Bancas Examinadoras de Mestrado devem ser homologadas pelo Conselho de Ensino para Graduados do Instituto de Psicologia da UFRJ.
Doutorado
O curso de Doutorado exige a realização de 450 horas/aula distribuídas em 7 disciplinas de orientação, 7 disciplinas eletivas e 1 disciplina de prática docência. O doutorando deverá realizar seu exame de qualificação frente a uma Banca Examinadora composta por no mínimo três doutores, entre eles o orientador, em até seis meses antes da defesa de tese. A tese deverá ser apresentada, em sessão pública, a uma Banca Examinadora presidida pelo professor-orientador e com a presença de quatro outros doutores: um docente do Programa, um docente de de livre escolha (podendo ser do Programa ou externo ao Programa) e dois docentes externos ao Programa. Deverá compor a banca dois professores doutores suplentes, sendo um do Programa e um externo ao Programa. As Bancas Examinadoras de Doutorado devem ser homologadas pelo Conselho de Ensino para Graduados do Instituto de Psicologia da UFRJ.