Corpo Docente do Programa
Amanda Londero dos Santos

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/0308035950771570
e-mail: amandalondero@me.com
Professora do Departamento de Psicometria no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP, UFRJ). Editora da revista Arquivos Brasileiros de Psicologia (PPGP, UFRJ). Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-Doutorado em Psicologia na PUC-Rio. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-Rio). Possui Mestrado em Psicologia Sociale, del Lavoro e della Comunicazione pela Università degli Studi di Padova (Itália), graduação em Scienze Psicologiche Sociali e del Lavoro pela Università degli Studi di Padova (Itália). Atuou como professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Seus interesses de pesquisa são: relacionamentos amorosos – casal e família, autoestima, grupos sociais, cognição social, bem-estar, avaliação psicológica, psicometria, construção e adaptação de instrumentos psicológicos, pesquisas com uso da Teoria de Resposta ao Item, modelagem por equações estruturais.
Ana Cristina Barros da Cunha

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/9017520746153592
e-mail: acbcunha@yahoo.com.br
Ana Cristina Barros da Cunha – psicóloga (IP/UFRJ, 1993), Mestre em Educação Especial (UERJ, 1996), Doutora em Psicologia Social e do Desenvolvimento (UFES, 2004), com doutorado sanduíche (CAPES) pelo Departamento de Educação Especial e Reabilitação da Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Universidade de Lisboa, Portugal, sob supervisão do Prof Victor da Fonseca. Pós doutorado pela University of Miami (UMIAMI), USA, Visiting Scholar na Division of Pediatric Psychology, do Mailman Child Development Center, Jackson Hospita\UMIAMI, sob a supervisão do Prof Dr Alan Delamater , Prof Dr Michelle D. Berkovits; e no Department of Psychology da UMIAMI, sob orientação do Prof. Dr C. S. Carver. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP-UFRJ) no Departamento de Psicologia Clínica, onde é professora desde 1997 lecionando Infância; Saúde, Parentalidade e Interações Precoces, e Psicologia Pediátrica e Perinatal. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP-UFRJ) e do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ (ME-UFRJ). Entre 2011 e 2021 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. É coordenadora acadêmica da área de Psicologia no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Perinatal da ME-UFRJ, Pesquisadora da ME-UFRJ, onde foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa (2013-2019). Desenvolve, desde a graduação na UFRJ, atividades de pesquisa com populações em vulnerabilidade biológica e psicossocial, as quais são apresentadas em congressos internacionais e nacionais e publicadas como artigos em periódicos indexados, livros e capítulos de livros. Fundou em 2011, com recurso da FAPERJ, o LEPIDS, Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde, da ME-UFRJ, onde desenvolve sua linha de pesquisa, ensino e extensão em Psicologia Perinatal e da Parentalidade, com ênfase em Saúde Mental materna/paterna, Saúde da Mulher, da Criança e Materno infantil, com estudos sobre mulheres, casais e famílias grávidas, e desenvolvimento neonatal e infantil. Desde 2020, convidada pelo Dr. Kerry Terry da Public Health School, da Universidade de Maryland, conduz uma proposta de ensino e formação intercultural sobre reprodução humana (Global Classroom/Online Course: Assisted Reproduction Law and Policy in the US and Brazil) e politicas públicas de famílias (Global Classroom/Online Course: International Family Law: Parent/Child Relationship in the Americas US and Brazil). .Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Pq2 (2022) e membro de Grupos de Pesquisa do CNPq (Saúde e Desenvolvimento; Atenção Perinatal Integral) e do GT Saúde da Criança e do Adolescente, da ANPEPP. Diretora do Instituto de Psicologia da UFRJ, com mandato entre 2021-2025.
Arthur Arruda Leal Ferreira

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/3017047566344316
e-mail: arleal1965@gmail.com
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado na UNED (Madrid) em 2010 sobre História da Psicologia e na Universidad Javeriana (Bogotá) em 2014 sobre Produção de Subjetividade, sendo apoiado pela CAPES nos dois pós-doutorados. É professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando dos programas de Pós-Graduação em Psicologia (UFRJ), Psicologia (UFF) e em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, epistemologia da psicologia, produção de subjetividade, filosofia da psicologia e pragmatismo. Desde 2009 possui bolsa de produtividade junto ao CNPq e a partir de 2015 é Cientista do Nosso Estado. Atualmente compõe as diretorias do Instituto de Psicologia e da Sociedade Brasileira de História da Psicologia.
Beatriz Sancovich

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/5180467522753577
e-mail: beatrizsancovschi@gmail.com
Psicóloga, Professora Associada do Departamento de Psicologia Geral e Experimental do Instituto de Psicologia da UFRJ e Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ (PPGP). Formada pela UFRJ (2003) com mestrado (2005) e doutorado (2010) em Psicologia pela Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Desenvolve pesquisas que articulam os estudos da cognição e da subjetividade às discussões sociais, políticas e culturais, contribuíndo para as áreas da educação e da saúde. Tem trabalhado no desenvolvimento das noções de cognição contemporânea e cognição engajada no mundo. Principais temas: cognição enativa, estendida e histórico-cultural; cognição e tecnologia; produção de subjetividade; aprendizagem; atenção; intersubjetividade; infância e cognição infantil. Integrante do núcleo de pesquisa Cognição e coletivos (NUCC), do Fórum de Medicalização da Vida, da Rede Internacional de Formação Docente e Aprendizagem em Saúde (RIFDAS) e da Rede de psquisa de Saúde Mental da Criança e Adolescentes. É editora da revista de psicologia AYVU desde 2022.
Cláudia Henschel de Lima

Linha de Pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas
http://lattes.cnpq.br/3127001494331912
e-mail: claudialima@id.uff.br
Pós-doutorado em Psicologia. 1. Professora associada III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda; 2. Integrante do Projeto interinstitucional de pesquisa e extensão “Ruas, quilombos, aldeias e fronteiras: o impacto das políticas sobre drogas em mulheres vulnerabilizadas e as estratégias de cuidado”, em parceria interinstitucional junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN com fomento pelo Edital PROCAD – AÇÃO DE APOIO À COOPERAÇÃO ACADÊMICA – POLÍTICAS SOBRE DROGAS EDITAL CONJUNTO N 2/2024 – CAPES/SENAD; 3. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (PPGP. UFRJ) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP.UFF; 4. Coordenadora do Colégio de Humanidades da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFF (PROPPI-UFF); 5. Membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool de Volta Redonda (COMUDA); 6.Coordenadora do GT /ANPEPP “Psicopatologia e Psicanálise”; 7. Integrante do Grupo da Diretoria de Avaliação junto ao Comitê Gestor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP.UFF; 8. Membro do Conselho Fiscal junto a Diretoria da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF); 9. Review Editor in FRONTIERS IN PSYCHOLOGY – Psychology for clinical settings (gestão a partir de 2022); 10. Membro do corpo editorial da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental; 11.Editora-Associada do periódico Arquivos Brasileiros de Psicologia, junto ao PPGP/UFRJ (gestão: 2016 a 2018) e Editora-chefe do periódico Arquivos Brasileiros de Psicologia, junto ao PPGP/UFRJ (gestão: 2019 a 2022); 12. Coordenação do Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (LAPSICON) e do Laboratório de Psicopatologia Fundamental em Estudos de Subjetividade e Emergência Humanitária (LAPEHS. PPGP-UFRJ).ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7693-7321 . Web of Science: https://www.webofscience.com/wos/author/record/J-6524-2015 Spell: http://www.spell.org.br/cadastro/meucadastro . Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Claudia-Henschel-De-Lima AD SCIENTIFIC INDEX 2021: https://www.adscientificindex.com/scientist.php?id=4301323 .RESEARCHER ID (RID): J-6524-2015. REDALYC: http://www.redalyc.org/autor.oa?id=1124
Cristiana Carneiro

Linha de Pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas
http://lattes.cnpq.br/3154929961370636
e-mail: cristianacarneiro13@gmail.com
Psicanalista e professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutora Sorbonne – Paris Diderot (2018). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula (1997) mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professora do curso de Especialização em Psicanálise da Associação Universitária Santa Úrsula e do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro até 2009. Desde então é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro sendo também, a partir de 2016, professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ, na Linha Subjetividade, Cultura e Clínica. Exerceu a vice-coordenação do proprama de 2022 a 2024. Coordena o NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas) e faz parte do Conselho Científico da Revista Desidades, criada pelo NIPIAC em 2014. Também participa da comissão nacional da Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira REDEJUBRA Foi editora associada da revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. Coordenou o GT Psicanálise e Educação da ANPEPP de (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) de 2019 a 2022. Participa do grupo Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE), do CLINP (Clínica Psicanalítica), RED INFEIES (Red Interuniversitária Internacional de Estudos e Investigações Psicanalíticas e Interdisciplinares em Infância e Instituições) da RUEPSY (Rede Universitária Internacional de Estudos Psicanalíticos na Educação) e RSMCA (Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes). Pesquisa a clínica e a educação, tendo como eixos a infância e a adolescência.
Fernando José Gastal de Castro

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/9580453990111289
e-mail: fernandogastal@gmail.com
Professor Associado do Instituto de Psicologia da UFRJ, doutor em Psicologia do Trabalho e das organizações (UFSC- Paris 7), Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho (Universitat Autònoma de Barcelona), Mestre em Psicologia pela UFSC e Mestre em Sociologia pela Université Paris 7. Especialista em fenomenologia e existencialismo e Psicólogo graduado pela UFSC. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os temas do Sofrimento Psíquico no Trabalho e Psicanálise Existencial , coordena dois projetos de extensão, um deles em Clinica Existencialista junto ao Departamento de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia (UFRJ) e outro em Clinica do Trabalho. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos do Instituto de Psicologia da UFRJ e possui uma série de publicações sobre fenomenologia, existencialismo, marxismo, teorica crítica, trabalho e subjetividade.
Francisco Teixeira Portugal

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/9157234781847664
e-mail: fportugal@ufrj.br
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado (1995) e doutorado (2002) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Departamento de Psicologia Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: esquizoanálise, Análise Institucional, psicologia e educação, história da psicologia, história da psicologia no Brasil, psicologia social.
Jane Corrêa

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/6058595988399363
e-mail: jncrrea@gmail.com
Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento – University of Oxford , com estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Atualmente é professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua principalmente nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e Neuropsicologia, tendo como principais temas de interesse o aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, bem como os transtornos do neurodesenvolvimento.
João Batista de Oliveira Ferreira

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/2976374239020282
e-mail: ferreira.jb@gmail.com
Professor Associado e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e da Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-doutorado em Filosofia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Doutorado e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo Trabalho e Clínica do CNPq. Coordenador do Núcleo Trabalho Vivo – Pesquisas e Intervenções em Arte, Trabalho, Ações Coletivas e Clínicas. Atuou como Coordenador de Integração Acadêmica do CFCH-UFRJ. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ no período de 2022-2024. Integrante do Comitê de Ética em Pesquisa do CFCH-UFRJ (2019-2023) Integrante do Grupo de Trabalho Subjetividade Contemporânea da ANPEPP. Interesses de pesquisa: práticas artísticas, trabalho e formas de vida, ações coletivas (movimentos sociais), políticas e clínicas. Autor dos livros: Perdi um jeito de sorrir que eu tinha: violência psicológica, assédio moral e servidão voluntária; Do poema nasce o poeta: trabalho, criação literária e subjetivação; A história secreta do silêncio. Co-organizador do livro Neoliberalismo, trabalho e precariedade subjetiva https://ufrj.academia.edu/jf .
Lúcia Rabello de Castro

Linha de Pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas
http://lattes.cnpq.br/1214581491021739
e-mail: lrcastro@infolink.com.br
Possui Doutorado (Ph. D., 1988) e Mestrado (M.Sc., 1978) em Psicologia pela Universidade de Londres, Grã-Bretanha, e tem Grau de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela PUC-Rio (1974). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia desse Instituto. Pesquisadora Senior do CNPQ. De outubro de 2016 a novembro de 2017 foi Diretora Protempore do Instituto de Psicologia/UFRJ. Membro Fundador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa na Infância e Adolescência Contemporâneas – NIPIAC/UFRJ, coordenadora geral desse Núcleo (1995-2011), e atual Coordenadora Científica. Co-fundadora e primeira presidente eleita da recém criada Associação Nacional Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude – REDEJUBRA (2017-2020). É membro de redes nacionais e internacionais na área da infância e juventude. É membro do Comitê Executivo do Comitê da Infância e Juventude da União Internacional de Ciências Etnológicas e Antropológicas (IUAES). Presidente eleita (2018 -2023) do Comitê de Sociologia da Infância da Associação Internacional de Sociologia, ISA. Editora eleita da Newsletter deste Comitê (2014-2018). Membro de Conselhos Editoriais de periódicos nacionais e internacionais no campo da infância e juventude, como Childhood, Young e outras. Editora chefe da Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude – DESIDADES lançada em 2013. Já orientou mais de 70, entre teses e dissertações, na área da infância e juventude, além de ter publicado e organizado vários livros e coletâneas nessas áreas, em português, espanhol e inglês. Tem sido Cientista do Nosso Estado pela Faperj (2002, 2004, 2006, 2008, 2011, 2015, 2018) com projetos de pesquisa e extensão no campo da infância e juventude. Foi Professora Visitante na Universidade de Assunção, Paraguai, na Universidade de Sambalpur, India e no Departamento de Estudos da Criança, Universidade de Linköping, Suécia. Em 2011 realizou Estágio Senior pela CAPES como Visiting Professor, no Centro de Estudos de Sociedades em Desenvolvimento, Delhi (India). Representante dos Professores Titulares do CFCH no Conselho Universitário da UFRJ de 2011-2014. Titular da Cátedra Pesquisa, Formação e Intervenção na Infância, Adolescência e Juventude do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, UFRJ. Seus interesses no campo da infância e juventude se voltam para os seguintes temas: teorias da infância e juventude; participação social e política de crianças e jovens; transformações da contemporaneidade e construção da subjetividade infantil e juvenil; cultura, subjetividade e política; subjetividade, política e direitos; descolonialidade e infância.
Marcia Leonardi Baldisserotto

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/6597715758223993
e-mail: mlbaldisserotto@gmail.com
Professora do Departamento de Psicometria no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do IP/UFRJ. Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz), graduada em Psicologia (UFRJ) e especialista em Psicologia Perinatal/Parental e Psicometria. Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental Perinatal e do Fórum de Saúde Mental Perinatal da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e membro do Grupo de Língua Portuguesa da International Marcé Society for Perinatal Mental Health. Pesquisadora do Grupo “SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE- DETERMINANTES SOCIAIS, EPIDEMIOLOGIA E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E SERVIÇOS” da ENSP/Fiocruz e coordenadora executiva do LEPIDS – Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Desenvolvimento e Saúde, da Divisão de Ensino da Maternidade-Escola da UFRJ onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão com foco na saúde materno-infantil. Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). É supervisora de estágio em pesquisa científica na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ. Trabalha com temas relacionados à saúde mental perinatal, desenvolvimento infantil, instrumentos psicométricos, psicometria e políticas públicas de saúde.
Marcos Aguiar de Souza

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/8330562093476420
e-mail: maguiarsouza@uol.com.br
Possui graduação (UGF – 1993), mestrado (UGF – 1995) e doutorado em Psicologia (UFRJ – 2003), e pós-doutorado em gestão, com ênfase em métodos quantitativos, pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Lisboa – 2013). É Professor Titular do Departamento de Psicometria da UFRJ. Atua como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Tem interesse em técnicas de coleta e análise de dados, Avaliação Psicológica, Construção e validação de instrumentos de medida em Psicologia Positiva aplicada às Organizações, particularmente no que se refere à promoção de saúde mental e bem estar, envolvendo investigações em contextos de atuação militar e de segurança pública e em estudos envolvendo o conceito de Sociedade 5.0. É Bolsista de produtividade PQ2 do CNPq.
Mônica Botelho Alvim

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/9864083719253243
e-mail: monica.alvim@ufrj.br
Professora associada do Instituto de Psicologia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , tem graduação em Psicologia (1990), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia (2007), todos pela Universidade de Brasília (UnB). Pós doutorado em filosofia contemporânea na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e em Psicoterapia de grupos em Gestalt-Terapia (1996). Membro fundador do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília e membro do corpo editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Atuou como docente no ensino superior desde 1999. Pesquisa as dimensões teórico-metodológicas da clínica da Gestalt-Terapia em contextos psicoterápico e comunitário a partir de um diálogo interdisciplinar com a fenomenologia e a arte contemporânea, tendo Merleau-Ponty como autor principal no campo da filosofia. Pesquisadora vinculada ao NEIFECS – Nucleo de Estudos Interdisciplinares em Fenomenologia e Clínica de Situações Contemporâneas, atua na pós graduação na linha de pesquisas Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos e na extensão universitária com jovens em comunidades cariocas, pesquisando os temas da juventude e da clinica na comunidade.
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/7029366093643246
e-mail: ppbicalho@gmail.com
Psicólogo, especialista em Psicologia Jurídica, mestre e doutor em Psicologia. Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Colaborador em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Moçambique, Guatemala, Escócia e Uruguai. Representa o Brasil na Cúpula de Lideranças da Psicologia da América Latina e Caribe e na Cúpula Global de Lideranças Mundiais da Ciência Psicológica. Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (2019-2022) e Presidente do Conselho Federal de Psicologia (2022-2025).
Pedro P. Pires

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/4055072572287569
e-mail: pedropires@psicologia.ufrj.br e ppires85@gmail.com
Pedro Paulo Pires é psicólogo (UFRJ, 2010), mestre (UFRJ, 2013) e doutor em Psicologia (UFRJ, 2015), com programa de doutorado sanduíche pela University of Maryland – School of Public Health (2014). É professor do quadro efetivo do Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia da UFRJ. É consultor ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) do Conselho Federal de Psicologia. Membro docente do Grupo de Trabalho de Psicometria (GT 93) na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Atualmente é um dos responsáveis pela adaptação dos processos de certificação e de procedimentos de intervenção para o Brasil em RO DBT e da estrutura de trabalho da Avaliação Colaborativa e Manejo da Suicidalidade (CAMS). É supervisor clínico na Divisão de Psicologia Aplicada da UFRJ em ACT. Pesquisa e orienta mestrado e doutorado em temas relacionados à personalidade supercontrolada, conectividade social e elaboração/adaptação de testes para mecanismos de mudança em ACT e RO DBT no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ (PPGP-UFRJ). É certificado/treinado em Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT), Terapia Comportamental Dialética Radicalmente Aberta (RO DBT) e em Psicoterapia Analítica Funcional (FAP).
Perla Klautau

Linha de Pesquisa: Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas
http://lattes.cnpq.br/8362303606871481
e-mail: pklautau@uol.com.br
Possui graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) (2008-2011, Bolsista FAPESP) e em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2011-2014, Bolsista PADRJ/FAPERJ). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologiada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . É Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ), integra o GT da ANPEPP Psicanálise e Clínica Ampliada e o LAPSE (Grupo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, cultura e política; clínica psicanalítica; extensões do método psicanalítico; trauma; sofrimentos sociais.
Rodolfo de Castro Ribas Jr.

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/3905909456640464
e-mail: rodolfo.c.ribas@gmail.com
Rodolfo de Castro Ribas Junior é psicólogo, Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Psicologia Geral e Experimental da UFRJ e Vice Coordenador (em duas ocasiões) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, um dos programas conceituados com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Com dezenas de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livro (incluindo capítulo no Handbook of Cross-Cultural Developmental Science) e livros, se configura como um dos pesquisadores em Psicologia, do Brasil, frequentemente citado por seus pares, nacional e internacionalmente. Desenvolveu projetos de pesquisa transculturais em colaboração com colegas das seguintes instituições: University of Califórnia (UCLA, Department of Psychiatry, School of Medicine, USA), National Institute of Child Health and Human Development (National Institutes of Health (NIH, USA), Johns Hopkins University (Bloomberg School of Public Health) e a University of Maryland (School of Public Health). Ribas tem contribuições em várias áreas da psicologia, incluindo: Desenvolvimento Humano (e.g., Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil), Adaptação transcultural (e.g., Adaptação brasileira da escala de desejabilidade social de Marlowe-Crowne, Cross-cultural measurement invariance of the Revised Child Anxiety and Depression Scale across 11 world-wide societies), Psicometria (e.g., Positive and negative affect schedule: Psychometric properties for the Brazilian Portuguese version), Psicologia Organizacional (e.g., State of the art of job satisfaction measures: a systematic review, Anomia organizacional: Discussão conceitual e desenvolvimento de escala), Saúde Mental, Bem-estar Emocional e Felicidade (e.g., Bem-estar emocional de mães e pais e o exercício do papel parental: uma investigação empírica, Reconhecimento de emoções em expressões faciais). Entre alguns dos reconhecimentos internacionais podemos citar: a inclusão de dados biográficos no Marquis Whos Who in Science and Engineering (2008-2010), os Prêmios por Tese e Publicação da Jacobs Foundation (Suíça) e título de Pesquisador Colaborador do National Institute of Child Health and Human Development (…[to] help in every possible way to advance our joint science in the service of children the world over). Atualmente seus interesses de pesquisa tem focalizado a investigação da saúde mental no contexto das organizações. Além de sua carreira acadêmica, Rodolfo é sócio da empresa AR Psicólogos Ltda, fundada em fevereiro de 2024. Sua empresa reflete seu interesse em aplicar a psicologia em contextos empresariais.
Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro

Linha de Pesquisa: Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos
http://lattes.cnpq.br/4495049080980125
e-mail: rosalrpedro2022@gmail.com
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas – Matriz (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) do Instituto de Psicologia da UFRJ, onde integra a linha de pesquisa Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos, com ênfase nos tema de produção de: subjetividade, tecnologias e vigilância, a partir dos referencias da Teoria Ator-Rede . É líder do Grupo de Pesquisa “Cultura Contemporânea: subjetividade, conhecimento e tecnologia” (CNPq).
Rosinda Martins de Oliveira

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/7630665753418973
e-mail: rosindamoli@gmail.com
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Psicologia Experimental – University of Oxford (1994). Atualmente é professora da Graduação em Psicologia e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora nas áreas da psicologia cognitiva, neuropsicologia e testes neuropsicológicos. Neuropsicóloga com experiência em avaliação neuropsicológica e reabilitação cognitiva na área clínica e do trabalho. É Membro do GT de Neuropsicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), do Instituto de Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC) e da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CPE).
Vírginia Kastrup

Linha de Pesquisa: Cognição, Desenvolvimento e Subjetividade
http://lattes.cnpq.br/0516666558156215
e-mail: virginia.kastrup@gmail.com
Atua na área de Psicologia Cognitiva, investigando principalmente os seguintes temas: invenção, aprendizagem, atenção, arte, produção da subjetividade, deficiência visual e método da cartografia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado no LENA – Neurosciences Cognitives et Imagerie Cérébrale UPR 640 / CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique, Paris (2002) e Laboratoire Brigitte Frybourg – CNAM – Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris (2010). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro .