Critérios para ingresso de novos professores no programa de pós-graduação em Psicolgia
Cabe ao Colegiado do Programa de Pós-graduação em Psicologia ajuizar sobre a oportunidade do ingresso de novos professores, tendo em vista garantir a coerência do conjunto de atividades acadêmicas nesse desenvolvidas e a distribuição das tarefas institucionais entre os professores do quadro docente. As diretrizes abaixo visam subsidiar os pareceres emitidos pelos professores indicados ad hoc para analisar os pedidos encaminhados à Coordenação, sendo prerrogativa do Colegiado avaliar o pedido, com vistas à aprovação ou não-aprovação.
O professor que pretende ingressar no Programa deve possuir perfil de pesquisador e vinculação teórica clara com uma das linhas de pesquisa. Deve haver indícios de convergência temática e teórica entre os trabalhos que vem produzindo e aquele de professores e pesquisadores do Programa. É necessário possuir projeto de pesquisa, orientação finalizada de trabalho final (graduação e/ou pós-graduação) e publicar regularmente, sendo necessário o mínimo de três produções (artigos, capítulos de livro, livros publicados ou organizados) nos últimos três anos.
A qualidade do projeto de pesquisa, bem como da produção intelectual, é condição necessária, mas não suficiente. É também indispensável que o professor tenha disponibilidade presencial para colaborar nas diversas atividades institucionais do Programa. O compromisso institucional do professor inclui:
1- Orientar dissertações;
2- Ministrar disciplinas para o seu grupo de orientandos (Seminário de Pesquisa) e disciplinas eletivas para alunos do Programa em geral (mínimo de uma turma por ano);
3- Participar de reuniões de Colegiado;
4- Integrar comissões assessoras (Ensino, Orçamento, Bolsas), e outras Comissões criadas para fins específicos;
5- Emitir pareceres quando solicitado;
6- Participar anualmente do processo seletivo de novos alunos;
7- Colaborar na elaboração do relatório anual Capes;
8- Preencher o formulário de avaliação anual de bolsistas;
9- Publicar artigos e capítulos de livro.
A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, ao encaminhar ao colegiado a solicitação de ingresso de novos professores, deve previamente apresentar o percentual de professores permanentes e colaboradores, a fim de respeitar os critérios de proporcionalidade definidos pela Capes.